terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caixa em MDF com laço


Visite o blog. Lá, tem muita coisa legal...
Essa dica vai para as noivas, que tal fazer essa caixinha personalizada como lembrancinha de casamento? Utilizando essa técnica da decoupage, dá fazer em qualquer tamanho de caixinha em mdf. Dentro dela você pode colocar trufas, bem-casados ou amêndoas. Acompanhe o passo a passo:
Materiais: caixinha mdf no formato e tamanho de sua preferência, tinta PVA, cola gel para decoupage, guardanapo para decoupage, lixa 150 para madeira, lixa de unha, pincel macio, fita cetim , verniz geral ou em spray.
1. Com um pincel macio, passe uma camada de tinta PVA branca em toda a caixinha, em seguida lixe bem a peça com uma lixa para madeira, não se esqueça de passar um paninho para tirar a poeira.
2. Passe um demão de tinta PVA de sua preferência em toda a caixinha. Nessa peça eu utilizei a cor camurça. Aguarde a secagem que pode levar de 10 a 15 minutos, mas se você quiser acelerar o processo pode utilizar um secador de cabelo.
3. Para fazer a decoupage na caixinha, pegue um pincel macio e passe cola gel para decoupage em toda a tampa. Retire as duas películas brancas do guardanapo e posicione-o na tampa. Coloque um saquinho de plástico em cima do guardanapo e alise-o com um paninho com maior cuidado, no sentido do meio para fora, com isso vai evitar que apareça bolhas de ar. Deixe a peça secar por alguns minutos.
4. Para tirar as sobras do guardanapo na lateral da caixinha, utilize a lixa de unha para ter um acabamento perfeito.
5. Antes de colocar a fita de cetim passe verniz geral ou em spray na caixinha para impermeabilizar.
6.Para fazer o lacinho de cetim na caixinha, recorte três tiras de cetim como mostra a figura acima. A tira maior você cola, com cola quente, em volta da caixinha. As outras duas tiras é para fazer o lacinho.

sábado, 20 de outubro de 2012


http://www.criarcomtecidos.com.br/2012/10/calculando-o-diametro-da-circunferencia.html

 Calculando o diâmetro da circunferência para o fundo de uma bolsa redonda. Muito útil!

Uma dica interessante que ensina a calcular corretamente o diâmetro de uma circunferência para se cortar, em seguida, o fundo de uma peça redonda. É bem interessante, veja:
Em primeiro lugar, você dobra o “tubo” de tecido e mede sua largura como vê na foto com a fita métrica:
diametro
Como o tecido encontra-se dobrado, eu vou multiplicar o valor obtido (27,5 cm) por 2, como se fossem a parte da frente e a parte de trás da peça. O resultado é 55 centímetros.
Para fazer o molde do fundo redondo que se ajuste corretamente a esse tubo, eu preciso do diâmetro da circunferência….Smiley pensativoSmiley confuso
Para tal eu divido o resultado anterior – 55 centímetros – por 3,14 cm. Quem sabe matemática vai entender o que é isso, e quem não sabe nem precisa quebrar a cabeça, é só dividir, pois a fórmula é correta e dará sempre certo. O resultado dessa divisão é 17,5 cm, daí acrescento 1 cm de costura para cada lado, pois ainda estamos lidando com a noção de dois lados : frente e costas e terei 17.5 cm + 2 cm = 19,5 centímetros, o tamanho da circunferência que será cortada para formar o fundo do meu trabalho.
circunferenciafundo
Olhando a imagem acima você entende que o primeiro traçado é de 17,5 cm sem costura e o traçado acrescenta os 2 cm de costura, o que resulta na medida de 19,5 cm. Com isso, a medida do fundo é exata e você pode aplicar essa fórmula sempre que for traçar um molde cujo fundo seja redondo.
Agora veja as demais fotos no tutorial original que ensina a cortar a circunfer~encia e dobrá-la em quatro para fazer a marcação correta para costurar à bolsa. Poderá usar o tradutor ou somente ver as fotos que já se entende bem aquilo que está sendo explicado.
Para quem faz moldes de bolsas, carteiras, cestos e outros artigos redondos essa é uma dica bem valiosa e vale a pena prosseguir nas explicações clicando nas fotos acima.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Boneca Reciclada

Mais ideias para a Feira de Ciências da escola em que trabalho.


Vejam que boneca engraçada que fiz usando aquela garrafa pet da Fanta que tem um formato muito parecido com o corpo de uma mulher. Você também pode criar a sua, use sua criatividade e divirta-se!
Materiais necessários: garrafa pet (600ml); folhas de jornal; cola branca; tinta PVA (nas cores marrom, preto, branca, amarelo, vermelho e verde); cola quente; fita crepe; pincel de cerda dura.
Execução:
1 – Lave a garrafa pet adequadamente e reserve;
2 – Amasse uma folha de jornal formando uma bola e passe um pouco de fita crepe para ela ficar uniforme. Enrole a folha de jornal formando dois canudos que vão ser os braços da boneca;

3 – Com a cola quente cole a bola (que será a cabeça) na boca da garrafa e os bracinhos no corpo. Para o seio faça duas bolinhas pequenas e cole na garrafa;

4 – Recorte vários pedacinhos de jornal e cole com a cola branca sobre toda a boneca;

5 – Para o cabelo faça canudos pequenos de jornal e enrole cada formando os cachos, como mostra a figura abaixo. Pinte com tinta PVA preta e cole na cabeça com cola quente;
6 – Com o pincel pinte o rosto e os braços da boneca com a tinta PVA marrom. Para o vestido dê duas demãos com a tinta amarela e faça também florzinhas no vestido usando o próprio cabo do pincel.

http://artesanatonet.net/artesanato-bonecos-com-garrafas-pet/

Marcador de livro de bandeja de isopor

Olá. Estava procurando ideias para a Feira de Ciências que envolvessem reciclagem para fazer com meus alunos e encontrei esse marcador cut, cut. Vou fazer com eles para dar de lembrança aos pais e professores que visitarem a exposição. Vamos fazer uma eco-casa. Encontrei no site cacareco.

http://www.artesanatopassoapassoja.com.br/artesanato-com-bandeja-de-isopor-passo-a-passo/


Imagine que você vai a padaria e compra queijo fatiado, fatias de bolo e etc… tudo isso vem em bandejinhas de isopor. O que você faz com elas depois?! Aprenda com a gente a fazer artesanato com essas bandejas!
As bandejas de isopor são péssimas para a natureza em decorrer da sua decomposição, que é super lenta. Agora, se você reciclar, tudo isso pode se transformar em utilizade e virar arte na sua casa! É bem legal ter esta atitude. Aqui você inicia a conhecer uma técnica que pode-se fazer para reciclar este material. Dá pra se fazer muitas coisas com essas bandeijas. Experimente reaproveita-las como marcadores de livros, para decorar frascos da cozinha e muchas coisitas más. Confira conosco!
Marca Pagina de Feltro 1 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Vamos ao passo a passo dos marcadores de livros. Fica bacana, todo mundo vai querer um igual!
Você vai precisar de:
- Uma bandeijinha de isopor
Estilete
- Vários retalhos de tecido
- Tesoura
- Cola branca ou fita colante

Passo a passo:

Marca Pagina de Feltro 2 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Primeiro passo é cortar a bandeja de isopor, tamanho de 16cm x 4,5cm e depois fazer pequenos cortes retos e superficiais.
Marca Pagina de Feltro 3 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Depois, cole os retalhos de tecido, fazendo o acabamento a mão. Na parte de trás, cole um tecido do tamanho do marcador.
Marca Pagina de Feltro 4 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Logo após faça um acabamento que fique legal de ambos os lados com a cola.
Marca Pagina de Feltro 5 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Você pode também revestir o isopor com outros materiais, como papel por exemplo fazendo desenhos com cola de auto relevo. Depois de esperar secar, fica muito legal.
Veja o resultado!
Marca Pagina de Feltro 1 Artesanato com bandeja de isopor passo a passo
Créditos: cacareco.net
Agora é só soltar a imaginação e presenteiar alguém querido! Boa Sorte!
Informações do passo a passo captadas no site: cacareco.net

domingo, 14 de outubro de 2012

Peso de Porta Natalino


Bom domingo , espero que estejam aproveitando o feriadão.Organizando o que vou fazer para o Natal, estava à procura de um Papai Noel peso de porta que não fosse complicado. Achei esse no blog da Lucy. Vou colocar só a foto e o link do blog, pois visitar o blog da Lucy é uma maravilha. Aproveitem...



Papai Noel Peso de Porta com Passo a Passo e Moldes



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Diferença entre popeline e tricoline.

Sempre vejo perguntas sobre esse assunto. Vou colocar aqui várias definições que encontrei .


"Cuidados com os Tecidos

A malha é uma trama feita pelo entrelaçamento de um fio sobre ele mesmo onde só isso já confere a elasticidade do tecido. A maioria deles possui uma grande quantidade de elastano em sua composição. Por isso, ele pede cuidados na hora de cortar e costurar.
Antes de começar o corte, deixe o tecido descansando por 12 horas. Ele deve ficar aberto sobre uma superfície plana mas sem esticar.
Na hora de costurar suas peças, prefira linhas com propriedades elásticas como os de 100% poliéster ou mistos com nylon.
Utilize sempre agulhas com ponta bola pois elas protegem o tecido e não puxam os fios.
Para previnir deformações na malha e na peça, não estique o tecido quando for costurar na máquina.
Antes de costurar, passe uma costura em um retalho para calcular o número ideal de pontos para o seu trabalho. EX: Se, ao esticar o tecido, a linha romper, é porque há poucos pontos mas se eles estiverem excessivos, você não consegue esticar a malha. Geralmente, a média é quatro.
    Indo até o link você encontra um dicionário com os tipos de tecido e sua utilização

Abaixo links interessantes:






sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como colocar o pé de quilting livre


Olá, meninas . Não sou uma quilteira  exímia, mas estou aprendendo. Algumas pessoas tem dificuldade para colocar o pé, seguem algumas fotos que espero ajudem um pouco.  


Este é o pé de quilt livre. Onde está o meu dedo tem uma ranhura .Você pode desenhar alguns motivos ou simplesmente deixar a imaginação voar. No site da Arte Têxtil tem alguns papéis para quilts e o Atelier Duna vende uns stencil.

Tire o pé da máquina , afrouxe um pouco o parafuso e coloque o pé de quilt na ranhura  e com a haste sobre o parafuso do lado contário.

Normalmente começa-ce do centro do trabalho subindo e descendo a agulha no mesmo lugar para arrematar o primeiro ponto, mas eu  às vezes começo na lateral...

Vá movimentando o tecido e fazendo movimentos aleatórios, em círculos, imitando a letra S, e com voltinha.

Avesso do trabalho....

Avesso 

Avesso 

Avesso trocador para bebê,tecido de algodão, nylon dublado e tecido quiltada. 
P.S  . Hoje li uma matéria sobre quilt.Uma coisa mais técnica mais profissional. Vou escanear e mais tarde coloco.
Hoje , achei esse video ensinando a fazer o  quilt livre e estou anexando a postagem.

http://www.youtube.com/watch?v=DAgiQNMdyYU&feature=related